sábado, 3 de setembro de 2011

Papos, Ideias e Músicas: Detonando o Reiniciar

Ops! Passei uma semana sem escrever, mas isso porque na semana anterior coloquei dois post, então tô perdoada né? ^_^ 
Bom, mas de qualquer forma quase me esqueci dessa semana, fiz tanta coisa, mas tanta coisa que nem sei por onde começar. 
Minha cabeça fervilhou de idéias, mas como eu mesmo disse a vocês estou com uma imensa dificuldade em escrever, e quando eu finalmente sento na frente d o PC para escreve "puft" some tudo...
Mas vamos deixar pra lá, estou procurando um aplicativo para poder escrever no blog pelo celular, mas ainda não o encontrei, acho que quando eu achar vai ser mais rápido para postar as idéias, me deu muita vontade de escrever enquanto eu ouvia uma entrevista no rádio do Tico Santa Cruz, o programa era o Pânico.
Detesto o programa de TV, mas o do rádio é ótimo, vai entender né, mas enfim o Tico foi um cara que aprendi a respeitar ele tem um visual para lá de estranho, facilmente estereotipado como um marginal, mas o cara possui uma consciência política e social que já vi poucas vezes em jovens bandas
E olha que não estou falando dele hoje, passei a respeitá-lo depois que o vi no MM festival, o Detonautas era uma das bandas que ia tocar, eu fui apenas pelo Rapa, que amo de paixão, mas me surpreendi com a banda do Tico, não tanto pela musica, mas pelo fato dele ter parado o show para intervir em um briga e passar a maior lição de moral nos dois idiotas que brigavam, foi essa atitude que me fez "olhar" as letras e dizer, nossa até que estes Ogros têm conteúdos (o termo ogro não tem o mesmo significado do usado no vocabulário das redes sociais, o chamava de ogro pelo jeito grutal em que ele se apresentava)
Passei a ouvir e até a gostar de Detonautas. Ao ouvi-lo na jovem pan passei mais ainda a admirá-lo. A entrevista falou de tudo um pouco, mas se concentrou em como o universo das músicas de rock, ou daqueles que se dizem rock, está atualmente. É claro que ele falou de Restat tomando muito cuidado para não criar uma intriga generalizada, mas o Tico falou a mais pura verdade, essas bandas são uma moda como tantas outras que vai passar e desaparecer, e citando Lobão disse: “quando essas meninas começarem a menstruar elas vão procurar outras coisas” e é isso mesmo daqui um tempo bandas como Restat serão só lembranças por isso aos meus colegas reacionários tenham calma. As musicas de Chico, Legião, Titãs, Cazuza, serão para sempre e essa geração fatalmente se encontrará com elas quando estiver maduro o suficiente para compreendê-las. 
Sei que é difícil agüentar a exposição exagerada que elas têm, eu mesma não suportava nem sequer falar delas e já começava o discurso de como é absurdo o que as crianças e os adolescentes escutam hoje em dia e blá, blá, blá, até que uma simples frase de minha amiga me fez repensar todo meu conceito sobre isso:
“Nila, o Restat de Hoje são os Menudos de ontem”, 


Nossa! Vocês não sabem como isso me chocou e me conscientizou. Tudo tem seu tempo! Como pude esquecer-me disso? O que me faz lembrar outra frase fantástica do Tico:
 “Eu quero que minha não seja uma banda em que os jovens vão ter vergonha de dizer que eram fãs”
Pois é... Eu era fã dos Menudos. Não sinto completamente vergonha, mas também não é uma coisa que eu me orgulhe e saia espalhando por ai (apesar de eu acabar de fazer isso né?, ^_^)
Hoje eu escuto Rapa, Roupa Nova, Capital, Engenheiros, Titãs, Cazuza, Chico, etc., etc. Por isso caros amigos sempre que seus filhos, alunos ou qualquer outra criança que estiver perto ouvirem suas bandinhas e idolozinhos adolescentes, tenham calmos!
 Existe vida após Restat!

Bjos e até.

Um comentário:

  1. Minha irmã, só uma correção, o show de Detonautas que assistimos foi Maranhão Pop Music, aquele lá no cartódromo, mais antigo ainda do que o MM Festival, acho que em 2001. rsrs

    ResponderExcluir