domingo, 5 de fevereiro de 2012

Coleções...

Coleção de DVD's e estatuas egípcias
Coleção de DVD's e estatuas egípcias
Cenas do Egito Antigo
Sabe aqueles momentos em que você não sabe ao certo por que, mas precisa desesperadamente de determinado objeto apenas para apreciá-lo? Sabe aquele sentimento de felicidade quando você coloca lado a lado os objetos de sua apreciação? ou ainda você já foi alvo das célebres frase: você vai comprar mais um desse? mas você já tem tantos?  mas pra que isso? Cuidado isso tá virando um vício!

Pois é, se você já sentiu ou ouviu alguma coisa das descrita acima, meus parabéns (ou será pêsames) você está no seleto clube dos colecionadores.
Coleção de garrafinhas de coca-cola

 Segundo o olho que tudo ver e tudo sabe (Google) que nos direcionou a Wikipédia, Colecionador é o indivíduo ou instituição que faz coleção dos mais variados objetos. 

É certo que esse conceito é muito ínfimo para nos descrever, ser colecionador é algo difícil de explicar, não é só guardar coisas é a sensação de vê-las justas, é a vontade e o desafio de terminar algo que na maioria das vezes não tem fim, e é bem ai que reside o problema de um colecionador, pois a pequena sensação de felicidade que colecionar nos traz também pode nos levar a transtorno realmente sérios como o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), que é muito mais comum do que se imagina.

Colecionar é algo bom, prazeroso, desenvolve habilidades como perseverança, paciência, ordenação, memória, mas como tudo na vida não deve ser levada ao extremo. Aquela vontade que eventualmente sentimos para adquirir um objeto colecionável é comum, mas quando ela não pode ser controlada é sinal de compulsividade e aí companheiro é pulo para o transtorno.

Escrevi esse post porque sou uma colecionadora, as fotos legendadas que foram postadas são algumas peças de minhas coleções pessoal ( é eu tenho muitas coleções), incentivo meus alunos a colecionar algo que gostem pois acredito nas coisas boas que isso podem trazer, mas como educadora também é meu dever alertar para que fiquem muito atento a sua manias, converse com outros colecionadores, troque experiencias e aprenda a se conhecer e observar quando é hora de parar, assim você continua mantendo um hábito saudável e não atravessa a fronteira da sanidade.

Coleção de sapinhos


EVOEH a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário