segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

2012 e o fim do mundo!

 
E eis que o mundo acaba em 21 de dezembro de 2012, propositalmente no dia mais longo do ano, no solstício de verão ou como diz a Wicca no Midsummer ou ainda como eu prefiro no LITHA.                                                       
Por séculos civilizações comemoram esse dia por considerar um dia mágico, um dia dedicado ao sol, a luz, Um dia tão poderoso que a própria igreja católica escolheu a proximidade dessa data para comemorar o nascimento de Jesus, o dia mais iluminado do ano para o simbolo maior de luz da terra. 
Culturas de todas as partes do globo realizavam rituais nessa data e para alguns desses povos esse dia marcava o fim e o recomeço.
Mas eis que Hollywood quis fazer mais, quis o que sabe fazer de melhor, ganhar dinheiro! E se para isso era necessário perverter rituais sagrados de culturas extintas e milenares... Sem problema! Se para isso era necessário assustar a população e criar polêmicas.. Melhor ainda... 
Vamos destruir o mundo o dinheiro é o que importa.
Lembro-me de uma reportagem que li na folha onde a NASA reclamava da quantidade de solicitações que recebiam diariamente perguntando se o mundo ia de fato acabar. Eles tiveram que lançar comunicados oficiais ( veja um aqui), mas mesmo assim a população continua a questioná-los. Não sei o que foi pior, Hollywood lançar o filme ou o povo acreditar. (: D)
Mas uma coisa boa dá pra tirar da história vendida por Hollywood e comprada pela população como verdade, anedotas e desculpas. A coisa boa é que as pessoas esperam muito mais de 2012 e com medo do mundo acabar acabam fazendo coisas que não fariam eventualmente e isso acaba modificando o mundo.
O ano que começa, assim como foi os demais será um ano carregado de mudanças, transformações, benefes e mazelas, mas tem em si a expectativa que outros anos não tinham e são as expectativas que mexe com as pessoas.
Para mim 2012 já veio carregado de transformações e como toda mudança a instabilidade, expectativa e a sensação de dúvidas sobre o que vai acontecer preenche meu ser, muitas decisões estão sendo postegadas, mas chegará o momento que não dará mais para adiar e aí alguns mundos terão que acabar para que outros Novos e Transformados possam tomar seu lugar. 
A cultura Maia acreditava que o tempo era cíclico e a cada final de ciclo era o fim do mundo, ou de uma era. Sinceramente acho que caminhamos para o final de uma era, e nesse ponto eles estariam certos, em breve os livros de história estarão usando uma nova nomenclatura para o que antes chamamos de contemporaneidade, muitos historiadores já arriscaram nomes, Era das Guerras, Era da Informatica... mas eu prefiro a denominada por Carlo Ginzburg, no seminário Fronteira do Pensamento: Era Google.

Para mim cabe perfeitamente ao mundo no qual vivemos hoje, o fim de um ciclo também é o fim de um mundo, ou melhor de alguns mundos. O que me faz questionar... quantas vezes o mundo já acabou e não nos damos conta? Quantas vezes você não destruiu mundos? fazemos isso diariamente e simplesmente não nos damos conta e agora por conta de um filme nos apavoramos?
Não temam o fim do mundo, ao contrário, tome as rédeas de seu próprio mundo e conduza sua destruição assim como a criação de outro ou outros, você tem o poder, faça de sua vida o seu "infinito particular"
Infinito Particular
Ilustração: Manoela B. Costa
EVOEH a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário