domingo, 6 de novembro de 2011

Passado, Presentes e... Presente!


Não sei ao certo porque, mas os dois últimos dias me peguei relembrando o passado. Escâniei algumas fotos antigas e coloquei no Facebook, foi engraçado ver a reação das pessoas, as que me conheceram no passado, que embarcaram na onda de rememorar e as que me conhecem agora, que não conseguem enxergar-me como a jovem de 10 ou 15 anos atrás.
A verdade inquestionável de tudo isso é que o Tempo passa para todos e por mais que existam permanências em alguns pontos, a passagem de tempo nos faz mudar e nos transformar em pessoas que não imaginamos que seriamos, os sonhos podem ter sido alcançados, ou não, alguns planos podem ter sido realizados, mas o modo como você é hoje é fruto de todas as experiências que você passou e essas não há como prever, você simplesmente as vive.
Olhar para o passado te traz sentimento, muita vezes estranhos, alegria, tristeza, saudade... Eu chamo tudo isso de nostalgia. Essa relação que temos com o passado sempre me intrigou, talvez por isso tenha feito História, por que nos prendemos a ele? 
Nas redes sociais, e na internet como um todo, temos uma infinidade de pessoas que relembram nostálgicas das épocas passadas ora mostrando desenhos animados de épocas antigas, ora brinquedos e propagandas, sempre se referindo ao passado como se ele fosse melhor que o presente, frases como “na minha época não era assim”, “antigamente era melhor”, são ditas indiscriminadamente.
Eu me pergunto, será que antigamente era melhor? Ou apenas estamos embebidos de nostalgia, que assim como uma bebida alcoólica nos turva os olhos e as lembranças e só nos dá uma pseudo sensação de prazer?
Lembrar o passado, apreender com experiências antigas, ter conhecimento de sua própria história é essencial para você descobrir quem és, mas tudo isso é para que você tenha um presente melhor, afinal você já se perguntou por que a nomenclatura desse tempo é igual á do ato de entregar alguma coisa boa a alguém?
Conheço poucas pessoas que não gostam de ganhar presentes, então se é tão gostoso ganhar porque é tão difícil encarar o presente como ele é?  
Vamos continuar lembrando o passado, aprendendo com ele, tendo sentimento por ele, mas vivendo a única época que nos é permitida: O presente!
Portanto um brinde a ele e que venha o Futuro! 
Para que ele possa ser presente novamente.

Um bjs a todos.

Um comentário:

  1. É querida Nila,as vezes estamos assim nostálgicos querendo reviver o passado para ver se era realmente melhor que hoje.

    ResponderExcluir