segunda-feira, 5 de outubro de 2009

As olimpíadas do rio...


A onda agora é falar das olimpíadas, de reservar passagens, hospedagens, etc.

Devo confessar que durante toda a campanha do Rio eu não era uma das mais entusiastas, pois acreditava que era muito cedo para o Brasil receber uma olimpíada e para falar a verdade, não torcia pelo Rio. Calma, calma, antes de me jogarem pedras deixe-me contar a história.

Mas do que não querer o Rio eu estava torcendo para Chicago perder, sabe esse sentimento ainda é resquício da velha disputa de países ricos versus países pobres (fazer o que né).

Acompanhei a votação assim como milhões de brasileiros, ouvia a toda hora os informes da globo, vi o carioca pela TV torcendo, rezando pela vitória, dei pulos de alegria quando Chicago foi a primeira sair e quando Tóquio saiu pronto ,esqueci todos s motivos pelos quais não desejava a candidatura do Rio, esqueci de toda a corrupção que existe no país e que é capaz de desviar a verba para uma excelente transformação na cidade para os próprios bolsos, esqueci do medo que sentia em o Brasil não conseguir fazer bonito e virar chacota internacional, enfim por um instante esqueci todos os meu temores e tornei-me mais uma brasileira torcendo pelo Brasil, me emocionando com o discurso do presidente e acreditando que sim NOS PODEMOS (e dessa vez mais que os EUA).



Não teve como torcer contra, naquele minuto em que o presidente COI pegou o papel eu já estava totalmente convencida, meu coração parecia que estava em uma final de copa do mundo. As olimpíadas tem, deve, merece ser nossa, eu pensava.

E quando ele falou “RIO DE JANEIRO” meu grito ecoou com os dos meus vizinhos, com os cariocas na praia de Copacabana e com os de todos da delegação do Brasil em Copenhague.

Tudo isso, meus caros, é para falar que para todo bom brasileiro é impossível torcer contra a pátria amada, é impossível ver uma disputa por menor que seja e não torcer pelo Brasil e é impossível observar a vitoria desta e não encará-la como sendo a sua também.

Usando as palavras do presidente, “temos que parar de baixar a cabeça para tudo pensando que não podemos”

É presidente, ainda tenho muitas dúvidas e medos referentes às olimpíadas, mas agora eu também tenho esperança que essa competição mostre ao mundo que somos finalmente um país pronto para ser uma potencia!

E assim como na sua primeira eleição presidente, A esperança venceu o medo.

Portanto já estou fazendo minhas reservas, nos vemos nas quadras de vôlei das olimpíadas de 20016 NO RIO DE JANEIRO!

Um comentário: