quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Outubro rosa

Olá, quanto tempo né?
Não pensem que é preguiça de escrever, não é!
É falta de tempo mesmo e de prioridades... E infelizmente o blog não é minha prioridade, mas há muito tempo que eu queria postar algo, mas hoje ao abrir meu email tive a certeza que não dava mais para esperar.
Outubro está acabando, mas hoje eu recebi um email falando do outubro rosa. O que é isso?



O outubro rosa é o mês escolhido para empreender, mais efetivamente, campanhas de combate ao câncer de mama e por tabela o ginecológico também, a feliz(digo melhor Infeliz) coincidência foi que, justamente, nesse mês que eu passei por uma suspeita da doença...
É engraçado analisar o que foi esse mês para mim, desde seu inicio em que fui ao ginecologista, passando pelos exames laboratoriais, até o pedido de biopsia pelo médico, a não tão longa, mas torturante e infinita espera pelo resultado , passando é claro pelo medo, a raiva, angústia e a solidão... Essa ultima foi totalmente voluntaria, apenas três amigas ficaram sabendo do acontecido e mesmo assim só contei depois que fiz o exame, para elas eu minimizei o mínimo.
Devo pedir desculpas agora para todas as minhas amigas é que eu realmente não sabia o que fazer, pensei que se não contasse estaria poupando minha família e elas também escrever isto aqui é como uma libertação, um pedido de desculpas e quem sabe possa ajudar alguém...
Confesso que fui negligente com minha saúde, a vida de mulher independente, que trabalha demais, ajuda a família, tem casa para cuidar etc. etc. etc. Não é desculpa. O fato é que elegemos prioridades e a minha saúde, não era uma das minhas.
Juro que fiquei sem chão quando o médico disse que queria fazer uma biópsia no colo do útero e me sentia pior ainda quando ele dizia:
- É só para tirar dúvidas.
Mas dúvidas de quer?
E ele só me respondia calma, calma, é só para tirar dúvidas
Fui autorizar o exame com minhocas e morcegos na minha cabeça mas não querendo pensar no assunto. Quando voltei para fazer o exame, me sentir a última das mulheres, ali sozinha, exposta, um homem tirando um pedacinho de você, o medo, o sentimento de inferioridade, de culpa, (por que não fiz meu preventivo na época certa??!!) se misturaram a dor e eu chorei, chorei muito...
Talvez as mulheres entendam isso melhor que os homens, e dessa vez não é querendo ser feminista, mas isso é algo que só uma mulher pode passar e sentir, justamente por isso que acredito que as enfermeiras que estavam lá seguraram a minha mão, companheirismo feminino.
De todas as formas meu exame deu negativo para câncer de colo do útero. Meu alivio foi imediato, mas tudo o que passei serviu-me de lição que quero deixar a todas as mulheres, mesmo parecendo clichê é algo bastante sério:
Freqüente seus ginecologista regularmente,mesmo que não estejam sentindo nada! O ideal é de 6 em 6 meses, preventivos anualmente, auto-exames sempre! Cuidem-se
Sem mais por hoje, até a próxima!


Essa é uma campanha que deve ir para frente e não só no mês de outubro.
Esse é o rosa que eu visto sem fazer cara feia!


2 comentários:

  1. Tuas atualizações não estão aparecendo pra mim...
    olha ainda bem que não foi nada grave, tava pensando nisso quando vc me contou...e a gente não faz idéia da angustia do outro.
    mas que bom que está tudo bem e agora ginecologista tem data marcad na tua agenda né..bjos

    ResponderExcluir
  2. uai as tuas também não...
    amiga, tu também estava passando por um momento bem angustiante, né!
    eu já tenho data marcada e vc? já marcou a sua?

    ResponderExcluir