domingo, 1 de julho de 2012

Luto...EU LUTO.


Luto...


Certa vez assistir uma série de TV em que a protagonista começava descrevendo as cinco fases do luto: Negação, Raiva, Barganha, Depressão e Aceitação. Na época minha irmã que é da área de saúde havia me dito que eles estudavam isso na faculdade, lembro-me que fiquei impressionada e comecei analisar: será que ocorria assim mesmo? Minha curiosidade de historiadora me levou a algumas pesquisas e achei tudo àquilo fascinante.
Passados anos desse episódio eu me encontro na situação descrita, a dor de perder um ente querido é imensurável, você toma atitudes que dizia que não seria capaz, se sente inútil e necessária ao mesmo tempo. Sente Dor, Raiva, Medo tudo ao mesmo tempo. A confusão é algo presente e ao mesmo tempo em que se deseja ser forte, por dentro você está despedaçada.
Minhas impressões sobre o luto são confusas, não consigo identificar fase nenhuma e ao mesmo tempo sinto todas. E apesar de acreditar que somente o tempo é o único remédio, antes de curar ele machuca, maltrata e nos prega peças.
Em um instante você parece bem, caminhando para superar, no outro você desaba em lágrimas e se pergunta o que está acontecendo, você não controla seu corpo e ele progressivamente vai adoecendo, mas sua mente é forte e você se obriga a viver entrando em conflito consigo mesmo e aí outro sentimento te atinge em cheio: Você é merecedor disso? É justo que você ria? Que você saia? Você não deveria está em depressão? Triste? Você é merecedor da vida?
Então você volta a lutar tua mente e teu corpo não te pertencem, pertencem ao tempo, à sucessão de dias que torna um cada vez pior que o outro.
Cada dia é pior que o outro, tenha certeza disso, até que sua mente se acalme, o conflito se acabe, o corpo reaja e a vida prevaleça.
Palavras, amigos, familiares, ajudam e atrapalham... Ajudam mais que atrapalham, mais ainda assim o Luto é uma guerra que se luta sozinho, talvez daí venha o nome:
EU LUTO
Cada dia uma batalha, cada batalha uma vitória, cada vitória uma certeza que a vida continua e continuará mesmo depois que a tua guerra pessoal seja perdida.

Evoeh turminha.

2 comentários:

  1. Otimo texto professora nila.e como vc relata sobre as fases do luto,realmente estudamos na area da saude,e muitos pacientes relatam que sente tudo ao mesmo tempo,sem saber distinguir as etapas realmente.
    Que Deus te conforte a cada dia,admiro muito vc.
    Georgia sua ex aluna do colegio apoio!

    ResponderExcluir