sexta-feira, 2 de abril de 2010

Páscoa, tradições e esquecimentos

Recentemente sair com uma amiga ao cinema, fomos levar a afilhada dela para assistir um filme adolescente, na volta ficamos nostálgicas sobre as mudanças de comportamento de nossa época com as de hoje.

Detalhe, nem minha amiga nem eu somos tão velhas assim, mas é incrível perceber como a páscoa ficou tão banalizada nos dias de hoje. O shopping estava lotado de filas para comprar chocolates. A “cacau show” estava distribuindo fichas!

Ficamos a nos perguntar se isso é realmente necessário? Minha amiga falava que quando era pequena e ia até a casa de sua avó era tudo tão respeitoso, na sesta feira não podíamos fazer nada, pois tudo desagradava ao senhor! Rimos muito disso, mas o fato é que a menos de 10 anos atrás ainda existiam um respeito.

Em minha casa o almoço da sexta era um ritual, comidas que só tínhamos o prazer de comer nesse dia, sempre era feito muitos pratos para parte deles ser distribuída entre os vizinhos.

Hoje a pesar de tudo mudado ainda cultuamos algumas tradições, não comemos carne (também é só nesse dia), minha mãe faz um purê de jerimum (coisa que só é feita nessa data), bolinhos de peixe, torta, camarão.

Uma ceia em família, talvez o rigor de antigamente não esteja mais presente, mas pelo menos ainda que inconscientemente mantemos uma tradição.

E sei que isso não desagrada ao Senhor.

Gostaria muito que isso não se perdesse, mas a cada dia que passa mais distante estão ficando as tradições e mais distantes os feriados religiosos deixam de ser religiosos.

Perguntem as crianças e aos adolescentes de hoje qual o significado da páscoa.

Alguns até podem dizer a ressurreição de Cristo, mas perguntem o que eles fazem na páscoa.

Sei que a maioria das respostas vai contradizer as da primeira pergunta.

Para mim páscoa também é reflexão e hoje minha reflexão está em me perguntar será que abandonar os dogmas do passado é caminho certo?

Propagar uma cultura mercadológica na qual o chocolate de 100 reais é mais importante que a oração é de fato o certo?

Não pretendo ter filhos, mas se tivesse gostaria que os meus seguisse algumas tradições, nem que para no futuro ele ria das coisas que fazia na casa da avó, e se perguntasse para que de tudo aquilo, mas sei que essas lembranças seriam importantes para ele, assim como são importante para mim hoje.

Feliz páscoa a todos!

Este foi o almoço desta Páscoa.

2 comentários:

  1. Nila também vivi este "q" nostálgico nos dias santos. Lembrei do salvo-conduto que a paixão de Cristo me trazia. Nos dias santos eu não apanhava e ainda podia tranquilamente incitar a desordem na casa, com meus dois irmãos e um primo, sempre com a promessa de mamãe "romper a aleluia" no nosso lombo... risos

    E as tradições que me perdoem, mas olhei com os olhos compridos pra'quele ovo de 6 kilos da Cacau Show, eu, Mel e Milena, era 2 kilos pra cada... heheheheh

    PS: Fiquei salivando ao ver estes camarões no topo de seu prato, onde o arroz encontra-se espremido entre feijões, salada rosa, torta de alguém do mar e uma posta de peixe, que repousa acanhada pelo tamanho dos camarões...

    Abraços...

    ResponderExcluir
  2. hahaha. amigo sempre terás uma cadeira na minha mesa para provar de uma comida tipicamente maranhense^^

    ResponderExcluir